top of page
  • Foto do escritorPor Dimitry Uziel

Pearl Jam [estádio do Morumbi]


foto de Dimitry Uziel

Todos os meus cigarros acabaram lá. Eu não parava de fumar. Foram mais de três horas de Pearl Jam, e acredite: me pareceram cinquenta minutos.

Uma das bandas que mais lotam estádios, esgotam ingressos e renovam fãs a todo instante é essa, e, pela primeira vez eu pude presenciar de perto, ao vivo, a cores o motivo. Eddie Vedder e seus comparsas não são a típica banda que simplesmente sobe no palco e faz seu show, eles parecem estar ali por uma causa maior.

Com um pequeno e nem questionável atraso, o quinteto surgiu no palco do estádio Cícero Pompeu Toledo — também conhecido por Morumbi — com "Long Road", música do EP Merkin Ball, de 1995, seguida de uma diversidade de hits e bsides, fora de qualquer ordem cronológica, passando por "Do the Evolution" logo como quarta música do setlist, parecia que eles queriam dizer: “Vocês não nos queriam? Aqui estamos!”. Logo de cara o estádio já parecia que iria à baixo. Então, entenda que não foi um show que começou frio ou morno para esquentar depois, muito menos compreenda que esfriou em alguma parte dessas três curtas horas. As músicas do mais recente disco (Lightning Bolt, de 2013) só chegaram na sétima e oitava do show, com "Getaway" e “Mind Your Manners”. "Even flow", creio que foi um dos maoires ápices da apresentação da banda. Bom. Eu não vou citar o set completo, afinal, foram 33 musicas, show dividido em 3 partes, com direito a cover de John Lennon (Imagine) e Bob Dylan (All Along the Watchtower), pra fã nenhum botar defeito.

Eddie Vedder é dedicado e tentou em muitos momentos se comunicar com seu público falando em um bom português. Citou sua comoção sobre os recentes atentados à França: "nosso amor vai para todos em Paris, temos ainda muito o que superar juntos".

Agora, sobre o show... bom, era o Pearl Jam. O show estava previsto para durar até três horas, mas a banda é conhecida por ser imprevisível em cima do palco e a apresentação se estendeu por mais trinta minutos aproximadamente.

Na segunda parte do show, Eddie pediu para que o público acendesse seus... celulares (creio que eu ele pensou em dizer isqueiros). Então, pense em mais de cinquenta mil luzes cintilantes, como um coro silencioso, enquanto Vedder e seu violão despejavam sobre nós “Imagine”, de John Lennon. Foi arrepiante.

Porém, mais arrepiante e delirante ainda — e algo que eu, como espectador, gostaria de registrar aqui — é que após mais de 1 hora de show, após já inúmeras clássicas virem à tona, Eddie Vedder e seus comparsas deram início a "Better Man" (logo em seguida de "Jeremy"), o que já foi tornando o espetáculo ainda melhor — diante de uma noite irresistivelmente agradável —, porém, quando o refrão surgiu, sem que houvesse o menor presságio, o menor sinal de chuva (apesar de algumas nuvens negras pairarem sobre nossas cabeças), uma inesperada, repentina e forte tempestade caiu sobre mais de 50 mil pessoas, como se fizesse parte do espetáculo e, como se fosse combinado, nesse exato momento, num lapso de segundos, todas as luzes se direcionaram ao público, tornando cada gota visível, pesada e ao mesmo tempo sutil. Então, por alguns instantes, o que deveria ser um show de Rock, me pareceu uma cena delicada e deliciosa de um filme que te arrebata bruscamente e te transporta para algum lugar desconhecido e fascinante. Eis o poder da música. Pena, talvez seja eu não conseguir traduzir fielmente em palavras esse momento tão majestoso, apenas quem partilhou desse acontecimento nessa noite entenderá com clareza e lembrará. Mas, para mim foi algo sublime, pude desfrutar de um dos melhores grandes shows e de um acontecimento que posso intitular de "a melhor chuva da minha vida".

Me sinto limpo, quase cristalino.

SET LIST PEARL JAM - SP 1. Long Road 2. Of the Girl 3. Love Boat Captain 4. Do the Evolution 5. Hail Hail 6. Why Go 7. Getaway 8. Mind Your Manners 9.Deep 10. Corduroy 11. Lightning Bolt 12. Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town 13. Even Flow 14. Come Back 15. Swallowed Whole 16. Given to Fly 17. Jeremy 18. Better Man 19. Rearviewmirror BIS: 20. Footsteps 21. Imagine (cover John Lennon) 22. Sirens 23. Whipping 24. I Am Mine 25. Blood 26. Porch BIS 2: 27. Comatose 28. State of Love and Trust 29. Black 30. Alive 31. Rockin' in the Free World (cover Neil Young) 32. Yellow Ledbetter 33. All Along the Watchtower (cover Bob Dylan)

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page