top of page
  • Foto do escritorPor Dimitry Uziel

Franz Ferdinand


Franz Ferdinand por Dimitry Uziel

30 de setembro de 2014

Eles já passaram sete vezes pelo Brasil, quase todas com shows marcantes. E, dessa vez não foi diferente. Apesar do Espaço das Américas não ter alcançado nem a metade de sua lotação máxima, quem estava lá, garante que foi uma das melhores performances dos rapazes de Glasgow. Não se sabe ao certo se o motivo da falta de público foi devido à vinda constante do Franz Ferdinand ao Brasil, ou pelo fato de que 2014 vêm sendo um ano dolorido no bolso de muita gente. Afinal, estão pipocando bandas estrangeiras por aqui, tanto em festivais, quanto em shows solos, fechados.

A noite começou ao som dos goianos Boogarins, com seu Psychedelic Rock de extrema qualidade. Por pouco eles não roubaram a cena. Os quatro elementos estavam pra lá de à vontade. Mas não era para menos; por mais que eles façam parte do novo ciclo de bandas underground, seu currículo é repleto de apresentações e, muitas delas são fora do Brasil, na França, Itália, Espanha e na Inglaterra, por exemplo.

A frase da noite foi: Cês já tão bem? Tão doidão ou tão ficando? A base de um copo inundado de lisérgicas pérolas sonoras vindas do Boogarins. Seu show durou aproximadamente 45 minutos. Mas após a terceira música, o público já estava bastante familiarizado com a banda de abertura. E, se eles tivessem mais meia hora de apresentação, sem dúvida, ninguém reclamaria.

Mas o que a grande maioria queria mesmo era ver o headline que, às 22h15 surgiu em trajes preto e branco, causando aquela já tão conhecida e deliciosa histeria de fãs. E, sem muita conversa, já chegaram arregaçando as mangas com "Right Action", som do mais recente disco “Right Thoughts, Right Words, Right Action” (2013). Mas foi em "The Dark Of The Matinée", seguida de "Do You Want To" que a coisa começou a ficar séria. Ali, todos tiveram certeza de que sempre vale a pena ver o Franz Ferdinand mais uma vez.

Apesar de estar na casa dos 40, o quarteto possui uma energia grandiosa sobre o palco e, Alex Kapranos destilava simpatia e sorrisos a todo instante.

"Michael" e "Walk Away" foram outras duas que elevaram ainda mais a euforia do público. Logo em seguida, "Stand on the Horizon", música do novo disco, foi apresentada àqueles que ainda não se enturmaram direito com esse recente trabalho dos caras. Esse foi um momento em que as coisas começaram a esfriar. Mas esse marasmo durou pouco. Pois "Can't Stop Feeling" veio cheia de peso.

Mesmo que as músicas novas não fossem tão bem recepcionadas quanto os grandes hits, estar presente no show do Franz Ferdinand é ápice total. E vale citar que esse foi muito melhor que o da Cultura Inglesa (2012).

A noite foi seguindo entre sucessos, novidades e tentativas bem sucedidas de um “obrigado Sam Paulo” até a chegada de "Outsiders", na qual Kepranos, Bob Hardy e Nick McCarthy deixaram seus instrumentos e se direcionaram até a bateria de Paul Thomson, dando início a uma longa batucada com oito baquetas, enquanto também brincavam com o publico. Essa fechava show, abrindo espaço para o BIS triplo, finalizando a noite com "Jacqueline", "Goodbye Lovers and Friends" e, por fim, "This Fire", deixando claro que sempre que esses escoceses aterrissarem por terra brasileiras, sempre haverá quem queira mais uma dose dessa energia.

Set List

01. Right Action

02. No You Girls

03. Tell Her Tonight

04. Evil Eye

05. The Dark Of The Matinée

06. Do You Want To

07. The Fallen

08. Lucid Dreams

09. Edbeer Mund

10. Michael

11. Walk Away

12. Stand on the Horizon

13. Can't Stop Feeling / Auf Achse

14. Brief Encounters

15. Take Me Out

16. Ulysses

17. Love Illumination

18. Outsiders BIS: 19. Jacqueline 20. Goodbye Lovers and Friends 21. This Fire

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page